Modem 3G da D-Link tem o sinal forte

SD de até 8 GB e boa velocidade são pontos fortes do modem.

Com suporte a HSUPA e entrada para cartão microSD, o modem 3G da D-Link não é surpreendente, mas cumpre o que promete. Seguindo o padrão dos modems mais modernos, o DWM-156 alcança 7,2 Mbps de velocidade máxima de download e 5,75 Mbps de upload. Contudo, vale lembrar que esses números esbarram em muitos limites no mundo real, como a disponibilidade de banda local. Nos testes do INFOlab, utilizando um chip da Claro com plano de 1 Mb, obtivemos 476,5 Kbps de velocidade de download e 271,4 Kbps de upload com as ferramentas do Numion.

As bandas utilizadas são HSDPA, HSUPA e UMTS nas frequências 850, 1900 e 2100 MHz, assim como GSM, GPRS e EDGE nas frequências 850, 900, 1800 e 1900 MHz. Além disso, os protocolos de segurança PAP e CHAP estão disponíveis.

O modelo é compatível com cartões miniSD de até 8GB, mas vale ressaltar que os dados só podem ser acessados através do software de controle da D-Link. Por outro lado, esse programa conta com alguns recursos extras como agenda de contatos, serviço de SMS e as estatísticas de tráfego de dados.

Um problema com o design do DWM-156 é o uso de uma daquelas tampas de USB tão fáceis de perder. A cor branca também não costuma envelhecer bem, mas isso é só um detalhe.

Embora roteamento wireless ainda não seja comum em modems 3G, sua inclusão seria o bastante para alçar esse modelo da D-Link acima da média.

  • Comentários  

    26/06/2017