Laser Show Incrível com Robôs Voadores

Esquadrão de Laser Show

Quando os parceiros de arte usam a tecnologia os resultados são fascinantes. Mas quando o papel de protagonista é dado a dezesseis quadrotors(robos voadores) montado com luzes de laser é de se esperar nada menos do que algo puramente impressionante.

A peça com o tema “Meet Your Creator”(Conheça o seu Criador) foi apresentado no Festival Internacional de Cannes Lions da Criatividade como parte da Saatchi & Saatchi Apresentação de Novos Diretores, que é conhecido por suas aberturas espetaculares de eventos.

O desempenho do esquadrão de quadcopters com laser dançando em perfeita harmonia, enquanto o som típico dos rotores mistura-se com um ambiente sonoro, dá uma sensação de quão legal os futuros robôs iram ser.

“Meet Your Creator” é um projeto, multidisciplinar, de arte onde artistas de luz, da Marshmallow Laser Feast, colaborou com o projeto do som “Oneothrix Point Never”, definido pelo designer Sam Arthur. Os quadrotors são projetados e desenvolvidos pela Robótica KMEL.

Atrás Robotics KMEL são Alex e Daniel Kushleyev Mellinger, os graduados da Universidade de Pennsylvania GRASP Lab (General Robotics, Automation, Sensing and Perception). Juntamente com Vijay Kumar, eles criaram o esquadrão agora conhecido como o famoso quadcopters, que executam o tema de James Bond [vídeo incorporado abaixo].

Para se ter uma idéia de como a equipe de robôs voadores autônomos opera, aqui está a descrição do set-up de uma experiência anterior realizada por KMEL co-fundadores e outros.

“Usamos o kQuadNano desenvolvido pela Robótica KMEL. O veículo utiliza quatro hélices de 8 cm de diâmetro fixo. A distância, do veiculo, de ponta a ponta é de 21 cm e o peso total, com uma bateria, é de cerca de 76 gramas.

Usamos um Vicon sistema de captura de movimento para detectar a posição de cada veículo, a 100 Hz. Estes dados são transmitidos através de uma rede Gigabit Ethernet de uma estação base desktop. Alto nível de controle é feito em MATLAB na estação de base que envia comandos para cada quadrotor a 100 Hz. A estação base envia, através de módulos de rádio personalizadas, os comandos desejados, contendo orientação, impulso, taxas angulares e os ganhos do controlador atitude em relação ao quadrotors individuais. Os giroscópios de taxa de bordo e acelerômetros são utilizados para estimar a orientação e velocidade angular da embarcação. O microprocessador principal executa um controlador de atitude e envia as velocidades de hélice desejados para cada uma das quatro, controladas com um motor de 600 Hz”.

Todo o experimento foi publicado no jornal  Influência da Aerodinâmica e Efeitos de proximidade em vôo Quadrotor[PDF]. De autoria de Caitlin Powers, Mellinger Daniel, Kushleyev Aleksandr, Kothmann Bruce e Kumar Vijay.

  • Comentários  

    12/12/2017