Evento do iPhone 5 é primeiro teste público para Tim Cook


Tim Cook, novo diretor-presidente da Apple Inc., estará sob os holofotes hoje, quando enfrenta seu primeiro teste público desde que assumiu o posto antes ocupado por Steve Jobs, cofundador da empresa.

Tim Cook

O novo diretor-presidente da Apple Inc., Tim Cook

A Apple deve lançar a próxima geração do iPhone num evento exclusivo para convidados em sua sede em Cupertino, Califórnia.

No passado, Jobs costumava ser o mestre de cerimônia no lançamento de produtos, mas a Apple não informou quem apresentará o evento do iPhone hoje. E, ao contrário de algumas apresentações recentes, a Apple não tem planos transmitir o evento pela internet.

Cook evitava os holofotes quando era diretor de operações da empresa, mesmo quando teve que substituir a Jobs duas vezes durante licenças médicas do ex-diretor-presidente, em 2004 e 2009. Quando a Apple apresentou o modelo do iPhone 3G S durante uma das ausências de Jobs, o evento de lançamento do produto foi liderado pelo diretor de marketing da Apple, Phil Schiller.

Cook é um veterano da indústria da computação que entrou na Apple em 1998 para ajudar a estabilizar a empresa, tornando sua produção mais eficiente. Ao longo dos anos, Cook assumiu responsabilidades adicionais e passou a chefiar as vendas e as operações da empresa, mas ele não é conhecido pelo público como um especialista em desenho de produtos e mestre de marketing como Jobs sempre foi.

Cook, cujo comportamento é normalmente o de um homem reservado, relaxou a guarda nos últimos meses. Acionistas dizem que estão impressionados com a forma como Cook assumiu um papel mais público, e expressaram confiança em sua liderança.

Muitos funcionários da Apple, também dizem que ele tem conseguido manter a Apple funcionando como sempre, com o foco característico em detalhes da marca.

Jobs deixou o cargo de diretor-presidente em agosto porque está lutando contra uma doença não revelada, mas continua na presidência do conselho de administração da empresa.

  • Comentários  

    25/04/2017