Primeira Usina de Energia Solar do Brasil

Usina solar para produção de energia elétrica á partir de painéis fotovoltaicos.

A MPX inaugurou sua primeira usina solar e a primeira do país ligada ao sistema elétrico brasileiro, localizado em Tauá, no Estado do Ceará. A usina já está em operação e ligada ao sistema elétrico desde o dia 05/08/2011,  em seu primeiro mês de funcionamento a usina gerou 63% do potencial previsto, 1 megawatt, suficiente para suprir as necessidades de 1,5 mil famílias.

Em pouco tempo, o grupo espera aumentar a capacidade da usina para 5 megawatts, e já tem licença para expandir a produção para até 50 megawatts. A usina, tem 12 mil metros quadrados, está equipada com 4.680 painéis fotovoltaicos produzidos pela empresa japonesa Kyocera. A unidade recebeu investimentos de cerca de R$ de 10 milhões, além de aporte de R$ 1,2 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Projeto de Ampliação da usina solar

MPX empresa do Grupo EBX ( Eike Batista ) assinou um termo de compromisso com a empresa GE para duplicação da capacidade da usina. O acordo prevê que a companhia americana forneça todo o pacote de equipamentos e sistemas de tecnologia fotovoltaica para a expansão da capacidade da usina solar de 1 MW para 2 MW. A ampliação do empreendimento será iniciada ainda este mês e a operação está prevista para o primeiro semestre de 2012.

Com a expansão, mais 6,9 mil painéis serão instalados na usina solar. Ao todo, serão 11.580 módulos solares captando a luz e transformando-a em energia elétrica. O acordo com a MPX marca a entrada da GE no mercado brasileiro de energia solar. “A GE orgulha-se de fazer parte do negócio de energia solar no Brasil. A possibilidade de utilizar um recurso natural e renovável para gerar energia para milhões de brasileiros vai de encontro aos ideais da GE, que busca aumentar o acesso e qualidade de vida, por meio de produtos e soluções nos mais de 100 países em que atua“, afirmou Reinaldo Garcia, presidente e CEO da GE América Latina.

Como funciona a Usina de Energia Solar em Tauá/CE

Fonte: Mix

  • Comentários  

    23/10/2017