Como Surgiu o Dia das Crianças

O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.

Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho, O dia da criança foi comemorado, no mundo inteiro, somente em 1 de junho de 1950.

No Brasil na década de 1920 as empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia federal para a comemoração, o deputado Galdino do Valle Filho teve a idéia de “criar” o dia das criançasos deputados aprovaram, e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, em 5 de novembro de 1924.

Mas somente entre 1955 e 1960 a data começou a ser celebrada, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson e realizaram  a “Semana do Bebê Robusto” para aumentar suas vendas, o sucesso da campanha foi tão bom que atraiu outros empresários ligados à indústria de brinquedo onde realizaram uma nova campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Divertam-se um pouco com o vídeo que selecionamos:

Il coccodrillo come fa – La Banda dello Zecchino 1993 – Itália

  • Comentários  

    16/08/2017