Os 10 maiores fracassos da Apple de todos os tempos

A história da Apple no mundo da tecnologia é um exemplo de sucesso. Poucas empresas conseguem chegar ao status que ela alcançou ao longo do tempo. Algumas até se tornam e ditam regras como Microsoft e IBM, por exemplo.

Mas poucas conseguem ser admiradas como a Apple, que tem em seu CEO e fundador Steve Jobs uma espécie de mestre, mago, ou sei lá o quê. O interessante é que muitas empresas precisam rebolar para vender seus produtos, fazendo campanhas de marketing enorme e, muitas vezes, vendendo seus produtos com margens apertadas.

Com a Apple não é assim. Ela vende mais caro, e suas campanhas nem sempre são luxuosas e caras. Além disso, seus produtos são os mais caros e as pessoas fazem fila para comprá-los. Essa é a Apple.

No entanto nem sempre foi assim. A empresa comandada por Jobs tem muitos fracassos no currículo. Muitas apostas furadas. Antes de emplacar o iMac em 98 a empresa viu muitos de seus projetos naufragarem. Veja agora quais foram os 10 maiores fracassos da Apple.

1. Apple III
Em 1980 a empresa lançou o computador Apple III. Ele até que teve boas vendas, mas um problema de superaquecimento obrigou a Apple a fazer o recall de 14 mil unidades, o que acarretou no fracasso do produto.

2. Lisa
Lançado em 1983 o Lisa não tinha nenhum problema. O problema é que o computador, que levava o nome da filha de Steve Jobs era muito caro: 10 mil dólares. Talvez naquela época a Apple ainda não tivesse cacife para impor seus alto preços.

3. Macintosh Portable
Considerado o primeiro computador portátil da Apple, o trambolho não tinha nada de portátil. Alimentado por uma bateria comum de automóvel do tipo chumbo-ácido seu peso era de mais de 7 quilos.

4. Processador PowerPC
Antigamente os computadores Macintosh vinham com o processador PowerPC. Foi assim durante 14 anos até que a Apple desistiu de usá-los e adotou os da Intel.

5. Newton MessagePad
Em 92, a Apple bem que tentou emplacar um tablet como o iPAd. Era o Newton. Vários motivos fizeram o gadget fracassar. Ele era caro. Seu sistema de reconhecimento de escrita não funcionava direito. E talvez ainda não fosse a hora. Enfim, foi uma boa tentativa que não deu certo. Tanto que Jobs tentou de novo com o iPad e conseguiu (e sem o sistema de reconhecimento de escrita, claro).

6. Macintosh TV

Em 93 a Apple tentou lançar outro produto inovador, que também não deu certo: o Macintosh TV, mistura de TV e computador. E tal como o Newton, não deu certo. O que não impediu de Jobs lançar a Apple Tv anos mais tarde.

7. QuickTake 100
Se existe um produto da Apple que podíamos chamar de tosco era esse. Apesar de outra ideia inovadora para a época (94) a câmera digital da Apple não permitia a visualização das fotos tiradas e nem permitia que elas fossem apagadas.

8. Pippin
Proposta de micro barato da Apple, que também podia ser um console de jogos, mas que era caro demais para variar. Dizem que nunca foi lançado um jogo para ele.

9. Macintosh edição de 20° aniversário
Não havia nenhum problema com ele. Só era muito caro. Seu preço começou em quase 8 mil dólares e terminou, com poucas vendas, em 1995 dólares.

10. Power Mac G4 Cube
De todos os fracassos da Apple esse é o mais interessante, pois ele tinha um belo design para um computador. Mas adivinha qual foi o grande erro da Apple? O preço. Além do mais ele não vinha com monitor.

  • Comentários  

    17/08/2017