Yahoo tenta retomar alta no faturamento

Usuários têm passado menos tempo nos sites da Yahoo Inc. Então, para tentar ressuscitar sua influência, a empresa de internet está trabalhando num meio de pôr mais conteúdo e publicidade dela nos sites dos outros.

Como parte de uma rede que ela espera lançar este ano, a Yahoo quer convencer editores de sites como os de entretenimento e blogs a instalar um novo software do Yahoo em suas páginas, disseram pessoas a par do assunto. O software iria carregar artigos e vídeos adaptados para os interesses pessoais dos visitantes, disseram essas pessoas.

O esforço é o mais recente da diretora-presidente Carol Bartz para ressuscitar o crescimento de receita. Ela já cortou custos desde que assumiu o cargo em 2009, mas o faturamento estagnou nos últimos anos, girando em torno de US$ 6 bilhões ao ano. Bartz já tentou fazê-lo crescer com um grande acordo com a Microsoft Corp. para pesquisas on-line, mas até agora isso não conteve a queda da receita da Yahoo com seu site de buscas.

A empresa espera que a técnica, conhecida como “personalização de conteúdo”, vá aumentar o tempo que visitantes gastam nesses sites, acrescentaram as pessoas a par do assunto. Ela tentaria vender seus anúncios mais caros ao lado do conteúdo e ficar com uma fatia da receita, disseram elas.

Um porta-voz da Yahoo disse que não tinha nada para anunciar, mas que ela está trabalhando constantemente em novas maneiras de ajudar editores a melhorar seus sites.

A Yahoo já tem uma rede de publicidade, que vende anúncios gráficos para sites de terceiros e que, estima-se, fatura cerca de US$ 450 milhões por ano. Nessa rede, os sites participantes podem decidir onde o anúncio é exposto na página. A rede em estudo daria maior controle à Yahoo sobre a localização do anúncio.

Fonte: WSJ

  • Comentários  

    25/09/2017