Como é feita a Coleta de lixo na Suíça

O sistema de coleta de lixo é impecável

Na terra dos relógios – além do chocolate e do queijo – a pontualidade e a organização já eram esperadas. Na Suíça as ruas são completamente limpas, o sistema de transporte é cronometrado e tem um sistema de coleta de lixo impecável.

A primeira impressão mostra que muito disso já está inerente à consciência suíça, ao comportamento da sociedade. A separação de lixo reciclável na Suíça é levada à sério e conta com uma estrutura sofisticada.

Em vários pontos da cidade, em praças ou calçadas, existem pontos de coleta para vidro, papel, metal e lixo orgânico. As lixeiras têm o formato de uma pequena cabine e escondem uma grande caixa subterrânea. Dessa forma, mesmo com um bom espaço para armazenamento, as lixeiras não atrapalham o fluxo de pedestres.

A coleta do lixo na Suíça é realizada por um caminhão preparado. O motorista, ao chegar ao local, desce do veículo e, com um controle remoto, movimenta um braço mecânico que irá levantar a cabine e depositar todo o lixo no interior do caminhão. O processo é rápido e não deixa restos. Outra vantagem das cabines subterrâneas é que eliminam qualquer cheiro enquanto fechadas, além de evitar que animais e pessoas tenham acesso ao lixo.

Vida Suíça

  • Comentários  

    26/06/2017