Recanto das Tartarugas no parque Irmã Dorothy

Espaço tem o objetivo de promover a educação ambiental da comunidade

Recanto das Tartarugas: Parque OrquidárioO Recanto das Tartarugas é a nova atração do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O espaço, inaugurado pelo prefeito Angelo Perugini, domingo (29/07), está aberto para visitação, diariamente, das 8h às 17h. Agora, o parque conta também com um Orquidário e Laboratório da Fauna.

Duas espécies de tartarugas aquáticas e um jabuti (espécie de tartaruga terrestre) formam o Recanto da Tartarugas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, espécies aquáticas, chamadas de tigres d´água, próprias para aquário, têm sido depositadas pela população nas lagoas do município de modo inadequado.

O objetivo do espaço é educar a população sobre o cuidado com as tartarugas e seu habitat.

As tartarugas de aquário não podem ser liberadas no meio ambiente. Por terem origem em outros territórios, podem provocar sérias alterações no ecossistema aquático de toda a bacia hidrográfica da região, explica a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

ORQUIDÁRIO

Perugini também inaugurou o Orquidário e Laboratório da Fauna, que funciona numa àrea de 80 m², próximo à Maternidade da Árvore. O espaço abriga mais de 60 espécies de orquídeas.  Está aberto para visitação das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Além de expor as plantas, o Orquidário funcionará como espaço de educação ambiental com a realização de oficinas que ensinam a plantar e cultivar a espécie em vasos. Palestras sobre a importância das orquídeas nativas completam as ações educativas.

O Laboratório de Fauna desenvolverá atividades relacionadas ao manejo dos peixes e fará o levantamento de invertebrados vetores coletados em todas as áreas verdes do Município.

Inaugurado em 2008, o Parque Irmã Dorothy Stang conta com pista de caminhada interna, parque infantil, maternidade da árvore (local destinado ao cultivo de mudas de árvores e plantas), espaço plano para as crianças brincarem de bicicleta, patins e skate.

O lago, cuja nascente foi revitalizada pela Prefeitura, garante a beleza visual ao parque, que serve de cenário para passeios e piqueniques. No interior do parque funciona o Centro Municipal de Treinamento de Ginástica Artística e o Ginásio Poliesportivo Victor Savala.

Localização:

Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, Jd. Nossa Senhora de Fátima

Horário:

Diariamente, das 8h às 17h

  • Comentários  

    23/10/2017