Prefeitura Hortolândia aumenta leito do Ribeirão Jacuba

jacuba

 

Canalização do rio atinge 1.100 metros de extensão

A Prefeitura de Hortolândia continua a canalização do Ribeirão Jacuba, na região central. As obras chegam no encontro do rio com o Córrego Santa Clara, região onde está localizado o Banco Bradesco. Nesse trecho o canal do ribeirão atinge 23 metros de largura. A obra é uma das intervenções previstas no pacote de ações que colocará fim nas enchentes no Centro. O investimento é de R$ 9,2 milhões, financiado pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A canalização do córrego é realizada no trecho de 1.200 metros, entre as avenidas Santana e Amélia Basso Breda. De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, cerca de 1.100 metros do córrego já estão canalizados. A previsão da Secretaria de Obras é concluir o trabalho até o final deste ano.

Operários trabalham, também, na demolição da ponte sobre o ribeirão, que faz a ligação entre as ruas Argolino de Moraes, Avenida Santana e São Francisco de Assis. A passagem será substituída por uma ponte mais larga de 8,5m X 3,35 metros de altura.

Atualmente, a ponte tem somente 4,5 metros de cessão hídrica (largura), o que dificulta a passagem de água e causa transbordamento. A reestruturação da ponte aumentará o canal para vazão de água embaixo da passagem e evitará novos alagamentos.

No pacote de obras de combate à enchente estão a construção de dois reservatórios de contenção de água, às margens do Ribeirão Jacuba, na região do bairro Carmem Cristina, além da reestruturação do sistema de drenagem de águas pluviais em ruas da região central. As obras consumirão investimentos de mais R$ 47,5 milhões do PAC. Juntas, as três intervenções decretarão o fim das inundações no Centro.

  • Comentários  

    • Roberta

      Quais os problemas de abastecimento do Rio Jacuba ?
      Como Funciona o tratamento de água desse rio ?

    25/04/2017