Portugueses visitarão Hortolândia para investir na gestão de resíduos

Empreendedores de Portugal querem investir na gestão integrada de resíduos no Brasil

Hortolândia receberá, nesta sexta-feira 9 de novembro, uma delegação de Portugal formada por representantes da AEP (Associação Empresarial de Portugal) que realiza o projeto Inter-Resíduos (Internacionalização do Sector Português da Gestão Integrada de Resíduos). O roteiro em Hortolândia tem duas paradas principais: visita a empresas e a URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), que funciona no Parque Perón.
A visita dos portugueses dá seqüência ao intercâmbio iniciado em abril do ano passado, quando o prefeito Angelo Perugini viajou ao País europeu, a convite da AEP, para apresentar o potencial econômico de Hortolândia. No final do ano passado, Hortolândia também participou do seminário sobre gestão de resíduos sólidos naquele país, com o objetivo de conhecer novas tecnologias para o tratamento do lixo urbano.
Durante a realização do seminário, representantes do município se reuniram com empresários e investidores portugueses interessados em apoiar projetos de tratamento de resíduos previstos no Sigah (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia), em realização pela Prefeitura. “Agora, os empreendedores conhecerão Hortolândia e a Usina de Reciclagem de Entulhos, primeira etapa do Sigah, onde queremos implantar a usina de plasma, cuja tecnologia transforma o lixo doméstico em energia. Essa visita pode resultar em parcerias para continuarmos o projeto”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Aldo Aluísio da Silva.
A comitiva portuguesa chegou ao Brasil neste domingo, e ficará no País até o final da semana. Antes de visitar Hortolândia, o grupo se encontrará com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em Brasília, e representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Empresários apresentarão o projeto Inter-Resíduos no Seminário VIII Recicle Cempre, realizado em São Paulo.
Os portugueses chegarão em Hortolândia, sexta-feira, às 10h. Os empreendedores portugueses serão recebidos no Paço Municipal Palácio das Águas pela vice-prefeita Jacyra Souza e os secretários Pedro Galindo (Indústria, Comércio, Serviços e Turismo), Marcelo Borges (Chefia de Gabinete), Sidney Fuzetti (Serviços Urbanos), Aldo Aluísio da Silva (Meio Ambiente) e o diretor de Inclusão Social, Rogério Nóbrega.
  • Comentários  

    27/06/2017