Jacaré é capturado em Hortolândia no Jardim Estela

Jacaré, adulto e de pequeno porte, será encaminhado para o Horto Florestal de Americana

Um jacaré foi capturado por agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Prefeitura de Hortolândia, na noite desta quarta-feira (15/02), no Jardim Estela. O jacaré mede aproximadamente um metro de comprimento. Este é o segundo jacaré apreendido pelo CCZ. O primeiro foi encontrado no Jardim São Bento, em 2009.

Moradores do Jardim Estela viram o jacaré numa rua do bairro e acionaram a Guarda Municipal que comunicou a ocorrência ao CCZ. Agentes prenderam o animal e levaram para o Centro onde foi realizada uma avaliação do animal que apresentava ferimentos no focinho.

“Quando chegou aqui o jacaré estava meio estressado, mas logo se acalmou. Preparamos uma gaiola em ambiente úmido para abrigá-lo e pedimos ajuda à Polícia Ambiental de Americana para encontrar um habitat para ele”, explicou o coordenador técnico do CCZ, o médico veterinário Evandro Alves Cardoso.

De acordo com o veterinário, o animal será encaminhado, na tarde desta quinta-feira, para o Horto Florestal de Americana. O réptil será transportado com o auxílio da Polícia Ambiental de Americana. O jacaré, adulto e de pequeno porte, é da espécie Tinga, que habita o interior de pequenos cursos d´água.

O Jardim Estela é uma das poucas áreas com características rurais em Hortolândia. O bairro possui áreas de pastagem e lago. A suspeita do CCZ é de que o jacaré tenha migrado do riacho para a estrada onde foi encontrado e capturado.

A invasão de área urbana por animais silvestres é conseqüência da expansão urbana de Hortolândia, afirma o coordenador técnico do CCZ. “Com a expansão das cidades, as áreas verdes e de mananciais se aproximam cada vez mais do espaço urbano. Quando esses animais saem do seu habitat em busca de novas áreas, com facilidade de alimento, acabam chegando no perímetro urbano, nas ruas”, explica Alves.

Tucano

Além do jacaré, o CCZ abriga um tucano encontrado, segunda-feira (13), na rua Aracaju, no Parque Orestes Ôngaro. O pássaro será encaminhado para o Parque Ecológico de Americana. Lobo guará, gambá, corujas, cobras e gavião estão na lista de animais já capturados nas ruas de Hortolândia pelo CCZ.

O CCZ orienta a população a avisar o órgão ao encontrar animais silvestres em área urbana. Agentes vão até o local, recolhem o animal com manejo apropriado e levam para o Centro até conseguir um lugar adequado para o bicho. O Centro de Controle de Zoonoses funciona 24h, inclusive aos finais de semana e feriados. Está localizado na rua Atanázio Gigo, 600, Chácaras Recreio 2000. O telefone para contato é o (19) 3897-3312.

Hortolândia

  • Comentários  

    22/11/2017