Inauguração UBS e UPA no Jd. Nova Hortolândia

O prefeito Angelo Perugini inaugura, nesta sexta-feira (07/09/2012), feriado da Independência do Brasil, a UBS (Unidade Básica de Saúde) e a UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) localizadas no Jardim Nova Hortolândia. A cerimônia contará com a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha. O complexo, com 3 mil m² de área construída, recebeu investimentos de R$ 4,2 milhões, uma parceria da Prefeitura com o governo federal. O evento ocorre, a partir das 14h, na rua João Ribeiro Evangelista, Jardim Nova Hortolândia.

As novas unidades de saúde atenderão uma população de cerca de 70 mil moradores que, atualmente, utilizam os serviços da unidade de saúde da Vila Real, construída há mais de 30 anos, na avenida São Francisco de Assis. A construção do novo centro de saúde e da UPA-24h faz parte das ações da Prefeitura para reestruturação da rede municipal de saúde, trabalho iniciado em 2005 pela atual Administração.

Estrutura Moderna

De acordo com a engenheira sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde, Claudia Zanibon, a Unidade Básica de Saúde tem consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia, ginecologia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia, assistência social e de enfermagem.

A estrutura inclui, também, consultórios odontológicos com realização de raio-x, salas para atividades de educação em saúde, exame de ultrassonografia, eletrocardiograma, vacinação, aplicação de medicamentos, curativos, coleta de exames laboratoriais e dispensário de medicamentos. O local disponibiliza, ainda, espaços para acolhimento à gestante e ambulatorial.

A UBS funcionará das 7h às 19h. No local, os usuários também poderão agendar consultas na área de especialidades médicas, além de solicitar a emissão dos cartãos SUS e Cidadão. “Estamos entregando à população uma estrutura completa, moderna, com novos equipamentos e serviços”, comemora Claudia.

Para o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi, a inauguração do complexo consolida a nova fase da área de saúde. “A UBS e a UPA oferecem à população uma estrutura moderna, com novos serviços e equipamentos, mais espaço, mais conforto. Representam um salto de qualidade e quantidade no atendimento dos moradores da região da Vila Real que, atualmente, utilizam uma unidade de saúde obsoleta construída quando Hortolândia ainda pertencia a Sumaré”, observa o secretário.

Pronto Atendimento 24h

Ao lado da UBS funcionará a UPA-24h que oferecerá pronto atendimento aos moradores da região da Vila Real. A unidade segue a estrutura padrão das UPAS com raio-x, eletrocardiograma, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação adulto e infantil.

As UPA´s possuem estrutura de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares. São responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos. Dessa forma, contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) e reduzir o tempo de espera por atendimento.

  • Comentários  

    23/09/2014