Hortolândia apresenta pólo tecnológico a turistas

Município faz parte do Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia que concentra nove cidades da região

pao de queijo hortolandia

Hortolândia está no roteiro do Famtour promovido pelo CT2 (Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia), nesta quinta-feira (11/08). Com vocação para o turismo de negócios, o município apresentará aos visitantes uma fábrica de pão de queijo e o Centro de Serviços da IBM. A saída será, às 8h, em frente ao Paço Municipal Palácio das Águas, Avenida Olívio Franceschini, nº 2.500, Remanso Campineiro.

O primeiro ponto de parada será a fábrica de pão de queijo Sabor Total, uma das maiores produtoras do alimento em Hortolândia. Os turistas serão recebidos com um café da manhã, às 8h30, e depois conhecerão a linha de produção da empresa.

Na seqüência, a cidade apresentará aos visitantes o Centro de Serviços da IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que emprega cerca de 10.000 pessoas em Hortolândia.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Marcelo Borges, Famtour é uma importante ferramenta para inserir o município no contexto turístico regional. “É uma forma de projetar os atrativos da cidade que começa a consolidar sua vocação para o turismo de negócios”, comentou o secretário.

Realizado pelo CT2, o Famtour é uma das ações do Circuito para promover os atrativos turísticos das nove cidades que formam o consórcio (Hortolândia, Americana, Campinas, Piracicaba, Sumaré, Santa Bárbara d´Oeste, Jaguariúna, Nova Odessa e Limeira).

A missão do consórcio turístico é apresentar ao turista possibilidades de contato com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e do conhecimento, através de visitas a museus, fazendas históricas, centros de pesquisa, parques, bosques, jardins botânicos, zoológicos, observatórios, indústrias e empresas de alta tecnologia.

Além de Hortolândia, as cidades de Limeira e Sumaré estão no roteiro turístico. Em Limeira, o grupo visitará a Fazenda Quilombo, uma fábrica de jóias e almoçará. Depois, os turistas seguem para Sumaré onde conhecerão o assentamento rural, referência no mundo pela gestão, produção agrícola e artesanal.

Este é o terceiro Famtour realizado pelo CT2 com a participação da imprensa regional. Os dois anteriores envolveram as cidades de Americana, Piracicaba, Santa Bárbara d´Oeste, Campinas e Nova Odessa.
A cidade média que maiscresce no Brasil

Hortolândia é um dos destinos mais atraentes para quem deseja investir ou ampliar seus negócios no Brasil. O município abriga um pólo de indústrias de alta tecnologia, referência no mundo, a exemplos do Centro de Serviços da IBM, Dell Computadores e  a chinesa ZTE .

Sua localização estratégica, a ligação com os principais mercados consumidores nacionais e internacionais, seu expressivo desenvolvimento econômico e social, aliados a uma ótima qualidade de vida transformam a cidade em vitrine para o mundo.

Localizada na RMC (Região Metropolitana de Campinas), a 115 quilômetros de São Paulo, região sudeste do Brasil, Hortolândia é a cidade média que mais cresce no País, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), publicado pela Revista Veja, um dos principais veículos de comunicação do Brasil.

Nos últimos seis anos, foram criados mais 20 mil empregos formais na cidade, a partir da instalação de mais de 200 novas empresas no município.

Capital do Pão de Queijo

No ramo alimentício, a cidade é referência pelo grande número de produtores de pão de queijo que levam o sabor hortolandense do alimento, inclusive, para outros países.

São mais de 20 empresas instaladas na cidade, entre elas, a Sabor Total, uma das fábricas de massa para pão de queijo que mais cresce no País.

“Estamos em busca do selo de qualidade dos produtos fabricados na nossa cidade. Queremos que Hortolândia seja reconhecida como a capital do pão de queijo”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Marcelo Borges.

  • Comentários  

    21/07/2017