Grupo Arja completa 7 anos: projetos sociais para crianças e jovens

Grupo Arja completa 7 anos em Hortolândia, dedicando seu trabalho em projetos sociais para crianças e jovens da cidade 

 

logo arjaEvento reuniu mais de 400 pessoas para comemorar o sétimo aniversário da ONG que trabalha em prol de crianças e jovens

Um visual mais dinâmico que valoriza os jovens como agentes de transformação social. Assim é a nova logomarca da ONG (Organização Não Governamental) Grupo Arja (Aliança Revolucionária Jovens em Ação), apresentada pela entidade durante a festa em comemoração ao sétimo aniversário, quinta-feira passada (20/10), em Hortolândia. O evento reuniu mais 400 pessoas no plenário da Câmara de Vereadores.

O layout antigo da entidade – um círculo preenchido por tijolos para simbolizar a construção -, foi substituído por um grupo de jovens em diversas manifestações culturais. A entidade manteve as cores que representam a ONG: azul, laranja e branco.

 

“Nosso objetivo é humanizar nossa marca. A nova logomarca mostra o valor das pessoas nas nossas ações, coloca o jovem como agente de transformação social e representa toda energia da nossa ONG”, explica o presidente do Grupo Arja, Christian Fioravante.

 

Um grupo de grafiteiros fez a aplicação da nova marca no muro da sede da entidade, após a cerimônia na Câmara. A nova logomarca identificará materiais institucionais da ONG a exemplos de folders, panfletos, site e jornal.

Durante o evento, os convidados assistiram a apresentação de dança com alunos do Grupo Arja que participam das oficinas de balé e dança de rua. A festa contou com a presença de alunos, familiares e autoridades locais a exemplos do prefeito Angelo Perugini e do presidente da Câmara, o vereador José Nazareno Gomes, mais conhecido como Zezé.

Perugini valorizou o papel do Grupo Arja na construção de Hortolândia:

 

“Nosso governo faz uma excelente parceria com esta entidade, o que permite a realização de mais projetos sociais para crianças e jovens. O Grupo Arja ajuda a Prefeitura a desenvolver projetos que, sozinha, não conseguiria fazer. É uma entidade séria, que presta contas direitinho e respeita as leis. Só uma entidade com muita seriedade e competência consegue fazer isso”, elogiou o prefeito.

 

Em parceria com a Prefeitura, a ONG garante a realização do ProJovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), uma ação da Prefeitura e do governo federal, cujos recursos financeiros são gerenciados pelo Grupo Arja. O programa atende cerca de 500 jovens que participam do programa para concluir o ensino fundamental. Para freqüentar as aulas eles recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100,00.

Recentemente, a ONG assumiu a gestão da Casa Abrigo, programa de assistência social da Prefeitura que oferece proteção especial a crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, violência ou qualquer estado de vulnerabilidade social. Os adolescentes ficam em duas casas.

Outro programa municipal gerenciado pela ONG é o Projeto Conexão, uma espécie de lan house pública que garante o acesso gratuito à Internet e a utilização de diversos serviços disponibilizados pela web. Também oferece cursos de alfabetização digital. Os telecentros funcionam em cinco núcleos, um deles na sede do Grupo Arja.

É com o apoio do Grupo Arja que a Prefeitura garante à população de Hortolândia remédios gratuitos para diabéticos e hipertensos por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil. As unidades funcionam no Centro e no Jardim Amanda. No local, as pessoas também podem adquirir medicamentos com preços até 90% menores que os praticados nas redes de farmácias comuns.

O presidente do Grupo Arja, Christian Fioravante, agradeceu a presença dos alunos e familiares atendidos pela ONG, além de autoridades e parceiros.

“Obrigado a todos que estão aqui por acreditar na nossa proposta de oferecer oportunidades de educação, cultura e lazer para crianças e jovens. O sétimo ano é marcado pela renovação da entidade. Queremos tornar nosso atendimento mais eficiente, ampliar parcerias e projetos sociais, além de aumentar os canais de comunicação”, comentou.

O presidente da ONG Ponte Preta em Ação, Alexandre Rodrigues, também participou da festa. A Ponte Preta em Ação é parceira do Grupo Arja na realização de eventos beneficentes para arrecadação de fundos para a entidade. Neste ano, a Ponte Preta em Ação ajudou o Arja a realizar a festa das crianças, que reuniu 400 crianças de baixa renda numa manhã de muita diversão, com direito a presente e lanche.

O grupo ARJA nasceu em 2004


O Grupo Arja nasceu em 2004 da união de forças de um grupo de estudantes. Esses jovens sonhavam em construir uma cidade com oportunidades para que jovens, principalmente os carentes de recursos financeiros, tivessem acesso a atividades de educação, cultura, esporte e lazer.

Hoje esse sonho é realidade por meio dos diversos projetos desenvolvidos pela entidade sem fins lucrativos. Atualmente, a ONG atende em sua sede cerca de 400 crianças e jovens nas oficinas de balé, dança de rua, jiu jitsu, informática, futebol masculino e feminino, além de atividades de lazer.

“São ações de responsabilidade social que transformam a vida dos jovens de Hortolândia. Nesses sete anos, nossa ONG comemora muitas conquistas. É reconhecida pelos governos federal, estadual e municipal pela eficiência na criação e gestão de projetos sociais. A cada ano, ampliamos o número de crianças e jovens atendidos e mantemos a energia para continuar a missão de formar cidadãos do bem por meio das nossas oficinas de esporte, educação, cultura e lazer”, afirma o fundador da entidade, Regis Bueno.

Fonte: grupo Arja

  • Comentários  

    25/05/2017