Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Prefeitura de Hortolândia reforça atendimento especializado para dependentes de drogas

Além do atendimento realizado nas unidades básicas de saúde, neste ano, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou o atendimento no CAPS-ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). As pessoas que tiverem sofrendo com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool ou outras drogas podem receber atendimento imediato na sede do Caps. O espaço está localizado na Avenida São Francisco de Assis, 269, na Vila Real.

HortolândiaAo chegar à unidade, o paciente se depara com uma gama de serviços destinados à recuperação. Segundo a coordenadora de Saúde Mental em Hortolândia, Ana Lúcia Denadai Schmidt, o objetivo é oferecer aos usuários um atendimento biopsicossocial. Além de ter atendimento relacionado às causas físicas e emocionais da dependência, o paciente recebe orientações relacionadas às áreas social e cultural.

“Os profissionais identificam a causa da dependência, oferecem o acompanhamento físico e emocional e direcionam para projetos de integração social como cursos de profissionalização e inserção no mercado de trabalho”, afirma Ana.

O tratamento, tanto no Caps-ad como nas unidades de saúde é realizado por meio de atendimento individual; grupal, além de atendimento aos familiares e visitas domiciliares. Estas atividades são oferecidas regularmente por psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, e enfermeiros.

Para a coordenadora, é muito importante que a família toda se envolva no processo de recuperação dos dependentes. “A família se torna codependente do vício, uma vez que todos são afetados pelas atitudes do viciado. E é um problema cuja solução não é imediata. Por isso, é preciso saber de que maneira tratar o usuário e qual atitude tomar para que a codependência seja a menor possível”, enfatiza.

Confira abaixo o endereço das unidades que oferecem atendimento direcionado para os dependentes de álcool e drogas:

UBS JD Amanda

  • Atendimento aos familiares de dependentes químicos realizado por médico clínico e equipe de saúde mental
  • Encontros: a cada 15 dias, sempre as quartas-feiras, à partir das 16h00

UBS Vila Real

  • Atendimento dos usuários e familiares por equipe multiprofissional (psicólogas, terapeuta ocupacional, enfermeira, assistente social, medico clínico e medico psiquiatra)
  • Agendamento: os interessados devem procurar a recepção da unidade e solicitar um acolhimento em saúde mental

UBS Rosolen, UBS JD Novo Angulo e UBS Santa Clara

  • Oferecem atendimento aos usuários e familiares dos dependentes
  • Agendamento: os interessados devem procurar a coordenação da unidade de saúde

Ambulatório Saúde Mental Infantil 

  • Grupo de familiares e atendimento aos adolescentes usuários
  • Encontros: todas as sextas-feiras, a partir das 8h

Ambulatório Saúde Mental Adulto

  • Grupos de usuários
  • Encontros: todas as terças-feiras, a partir das 14h

PSF Esmeralda

  • Grupos de prática de atividades físicas, culturais e de prevenção ao uso e abuso de álcool drogas e promoção de cultura de paz
  • Informações: recepção do PSF

Os serviços colaboram na terapêutica familiar, ajudando parentes a lidar com a situação.

Hortolândia

  • Comentários  

    25/05/2017