Unicamp sedia final competição de inovação tecnológica

A Unicamp vai sediar, no próximo dia 5 de agosto de 2011, a final do interior paulista do Desafio Brasil – maior competição entre projetos de inovação tecnológica de empreendedores e empresas iniciantes de todo o país. Os grupos concorrentes da região serão avaliados, a partir das 13h30, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA) da Unicamp, por juízes das áreas de venture capital e empreendedorismo. Os melhores projetos serão selecionados para a final nacional, que acontece no fim de agosto, em São Paulo. O evento é aberto ao público.

A avaliação dos projetos respeitará fatores como viabilidade do negócio, grau de inovação e aplicação de tecnologia, atratividade para investimentos e, fundamentalmente, viabilidade em tornar-se um negócio global.

O Desafio Brasil é idealizado pela Intel Brasil e coordenado pelo GVcepe (centro de private equity e venture capital da Fundação Getulio Vargas. Em Campinas, o projeto conta com a parceria da Unicamp e de sua Agência de Inovação Inova, das empresas Inventta e StartupFarm.

Patricia Magalhães de Toledo, diretora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Inova Unicamp, será uma das juradas. Já em sua sexta edição, a competição reconhece os melhores projetos tecnológicos com mais de R$100 mil em prêmios e vinte horas em mentoring com profissionais da indústria local e do Vale do Silício, assessoria jurídica e consultoria em plano de negócios.

“O Desafio Brasil é uma competição que oferece a empreendedores, pequenos empresários e estudantes da área de tecnologia a oportunidade de desenvolverem o empreendedorismo estratégico necessário para transformar um projeto de inovação tecnológica em um negócio viável ao mercado”, explica Rubem Saldanha, gerente de Educação da Intel Brasil.

Além da premiação nacional, os primeiros colocados do Desafio Brasil terão a oportunidade de representar o país na etapa América Latina da competição. Caso o projeto seja um dos vencedores latino-americanos, a equipe será classificada para concorrer, com todas as despesas pagas, no Intel® Global Challenge 2011 at UC Berkeley – competição mundial da Intel entre startups, que acontece em novembro, na Califórnia, EUA.

  • Comentários  

    18/08/2017