Encontro de Ferreomodelismo

16º Encontro de Ferreomodelismo vai ser na Estação Cultura em São Carlos dia 18/08/2012, das 9h às 16 horas.

Encontro de Ferreomodelismo

1)Local – Estação Cultura de São Carlos, SP, Praça Antonio Prado, s/n, um dos pontos marcantes dos tempos de ouro da Cia. Paulista de Estradas de Ferro.
2) Regulamento do Concurso de Modelos simplificado e acessível a todos os ferreomodelistas.
3) Prêmios valiosos para todos os vencedores.
4) Sorteios incríveis para o público visitante em geral !!!
5) Várias Caixas Básicas serão sorteadas para os futuros ferreomodelistas, abaixo dos 14 anos !
6) Exposição de maquetes aberta aos ferreomodelistas.
7) Maquete especial para as crianças curtirem o Encontro e tomarem contato com o ferreomodelismo.
8) Exposição de fotos do museu ferroviário da Estação Cultura de São Carlos.
9) Vários cargueiros da ALL passam pela estação durante o dia, com trens de até
10.000t, com NOVE locomotivas !!!

REGULAMENTO

MODALIDADES

1) Locomotivas a vapor, a diesel e elétricas.
2) Vagões de carga, de serviço e de manutenção de linha..
3) Carros de passageiros.
4) Composições – Mínimo de quatro carros ou vagões, podendo ou não conter uma locomotiva como quinto elemento.
5) Estruturas – Construções sem qualquer elemento externo de decoração.
6) Dioramas – Compreende uma cena ferroviária com elementos de paisagismo, não sendo concentrada somente na estrutura.

QUEM PODERÁ PARTICIPAR – Qualquer ferreomodelista estreante ou não, exceto profissionais, produtores independentes e micro produtores.

NÚMERO DE MODELOS – Cada participante poderá concorrer com até três (3) modelos na mesma modalidade ou em modalidades diferentes.

FICHAS DE INSCRIÇÃO – O material anexado às Fichas de Inscrição, como desenhos, fotos, relatórios, etc, fará parte da documentação do 16º Encontro Ferreomodelismo, sendo arquivado para efeito de julgamento, e não sendo, portanto, restituído ao participante.

MODELOS JÁ PREMIADOS – Modelos já premiados em Encontros da FRATESCHI, não poderão participar. Porém, modelos premiados em outros concursos, que não os da FRATESCHI, poderão concorrer normalmente.

MATERIAL FRATESCHI – Não há restrições quanto à exclusividade ou ao percentual de material FRATESCHI na confecção dos modelos concorrentes, havendo porém, uma premiação especial para os modelos vencedores que forem construídos tendo como base o material da FRATESCHI. (Maiores detalhes, logo abaixo, em JULGAMENTO E PREMIAÇÃO)

MODELOS COMERCIAIS – Não serão aceitos modelos comerciais, nem modelos adquiridos de micro-produtores e profissionais do hobby ou apenas a troca de truques ou substituição de engates, etc. Os modelos deverão ser parcial ou totalmente construídos ou modificados pelo modelista. No caso apenas de pinturas ou super-detalhamento, não serão julgados os modelos “de base”, mas o volume e a qualidade de trabalho adicional, feito pelo modelista participante.

JULGAMENTO E PREMIAÇÃO

Serão premiados para cada uma das seis modalidades:

1º lugar – Modelos mais pontuados em cada uma das seis modalidades, apresentados por modelistas que já tenham concorrido anteriormente nos Encontros da FRATESCHI. Premio: um modelo FRATESCHI, dourado, a ser anunciado no dia do Encontro, montado sobre uma base de madeira.

1º lugar estreantes – Modelos mais pontuados em cada uma das seis modalidades,apresentados por modelistas que participam pela primeira vez dos Encontros da FRATESCHI. Premio: um modelo FRATESCHI, dourado, a ser anunciado no dia do Encontro, montado sobre uma base de madeira.

ATENÇÃO – Os modelistas premiados, conforme acima, cujos modelos forem construídos tendo como base, um modelo ou produto da FRATESCHI, receberão como premio adicional, uma camisa pólo exclusiva, com a logomarca da FRATESCHI bordada em destaque na camisa. Caberá à Comissão Julgadora, avaliar o “modelo base”, sobre o qual o participante desenvolveu seu trabalho. Evidentemente que apenas um truque, ou uma peça de pouco valor agregado, no contexto do trabalho, não serão suficientes para justificar a classificação do modelo como “base FRATESCHI”.

Como este é um premio adicional conferido aos que utilizarem material FRATESCHI, como base de seus modelos, a decisão da Comissão Julgadora, nomeada pela FRATESCHI, será soberana na escolha dos modelos que mais se adequarem à definição desse premio especial.

Além destes prêmios, teremos também:

PREMIO GALILEU FRATESCHI – Considerado a Premiação Máxima dos Encontros da FRATESCHI, é conferido ao modelo construído a partir de material FRATESCHI, mais pontuado entre todas as modalidades. Caberá exclusivamente à Comissão Julgadora decidir sobre os critérios de avaliação sobre o percentual de material FRATESCHIempregado no modelo.
Ao ganhador desse premio serão concedidas duas diárias, para duas pessoas, no Hotel Bristol, de Curitiba, e as passagens de ida e volta no Serra Verde Express, entre Curitiba e Morretes.
Os custos de deslocamento do ganhador deste prêmio, desde sua cidade residência, até Curitiba, não estarão incluídos no valor do prêmio.

Prêmio Milhagem – Conferido ao modelista participante do concurso, em qualquer das seis modalidades, que vier de mais longe.

Prêmio “Modelista Veterano” – Conferido ao modelista participante do concurso, em qualquer das seis modalidades, que tiver a maior idade.

Prêmio “Modelista mais Jovem” – Idem, conforme acima, para o modelista participante do concurso, mais jovem. Será necessário comprovar que o modelo tenha sido efetivamente construído pelo jovem participante, e não por outra pessoa.

Outros prêmios especiais:

MAQUETES COMPLETAS

A FRATESCHI agradece a todos que quiserem expor suas maquetes completas, funcionando com material rodante FRATESCHI. Não haverá concurso de maquetes. Porém cada maquete receberá um prêmio especial de participação.
Observação. – Caberá a cada expositor que trouxer sua maquete, cuidar da mesma durante todo o transcorrer do evento, preservando pela integridade do seu material e sucesso do evento.

PREMIO AMSTED MAXION

A Empresa Amsted Maxion, maior fabricante de vagões de carga do Brasil, premiará o melhor vagão de carga, construído com base em material FRATESCHI, com uma visita, com direito a um acompanhante, em sua fábrica, em Hortolândia, SP. A visita será acompanhada pelo responsável técnico de desenvolvimento de projetos da empresa, engº Paulo Mauricio da Costa Furtado.

Fonte: Frateschi

  • Comentários  

    • Edison burkert

      gostaria de saber quando será realizado o 16 encontro

      • Gerson Valle

        Está no artigo, rsrsrs, vai ser na Estação Cultura em São Carlos dia 18/08/2012, das 9h às 16 horas.

    27/06/2017