Handebol Feminino do Brasil faz história no Mundial

Brasil alcança a melhor colocação de sua história no Mundial de Handebol Feminino

A seleção brasileira de handebol feminino fez história neste domingo, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Ao superar com facilidade a tradicional Rússia, por 36 a 20, garantiu o quinto lugar no Campeonato Mundial, a melhor colocação em todas as participações brasileiras.

O Brasil encerrou o Mundial com campanha brilhante. Invicto na primeira fase – cinco vitórias em cinco jogos, incluindo um triunfo sobre a França, atual vice-campeã mundial e finalista em São Paulo -, eliminou a Costa do Marfim nas oitavas de final e caiu diante da Espanha nas quartas, em jogo decidido nos últimos segundos (27 a 26). Em seguida, na luta pelo inédito quinto lugar, bateu a Croácia e a Rússia, tricampeã mundial.

Comandadas pelo técnico dinamarquês Morten Soubak, as brasileiras, classificadas para os Jogos de Londres após o título no Pan de Guadalajara, sonham em disputar uma medalha olímpica em 2012. A melhor colocação do Brasil em Mundiais havia sido um sétimo lugar em 2005.

A realização do Campeonato Mundial em São Paulo, Barueri, São Bernardo e Santos foi viabilizada por meio de convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), no valor de cerca de R$ 6 milhões. A preparação da seleção brasileira também contou com apoio financeiro do ministério. No convênio firmado com a CBHb, foram investidos R$ 2 milhões no Projeto Seleção Olímpica Feminina de Handebol, que prepara a equipe visando aos Jogos Olímpicos Londres 2012 e Rio 2016.

Esporte

  • Comentários  

    20/11/2017