Cursos do Sebrae para taxistas

Projeto Taxista Nota 10 preparam taxistas brasileiros para megaeventos esportivos

Com a aproximação dos grandes eventos esportivos no Brasil, começam os preparativos para receber milhares de turistas que virão em 2013 para a Copa das Confederações – de 15 a 30 de junho –, e para a Copa do Mundo em 2014. Para dar apoio a esses visitantes e os receber bem, o Sebrae, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social de Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), criou o projeto Taxista Nota 10. A meta do projeto para os próximos dois anos é capacitar à distância e gratuitamente cerca de 80 mil motoristas de táxis de todo o país em gestão, empreendedorismo e línguas estrangeiras (inglês e espanhol).

Segundo Cecília de Paula, gestora do projeto no Distrito Federal, desde o início do ano, mais de 4 mil taxistas do Brasil já se cadastraram no programa. “O curso de idiomas oferece a oportunidade de os taxistas expandirem a clientela e atenderem a turistas fluentes em inglês ou espanhol. Assim, poderão comunicar-se de forma clara, oferecendo informações turísticas sobre a cidade em outros idiomas. Ao efetivar a matrícula, o candidato receberá um livro texto, um caderno de exercícios e um CD. Após três meses será marcada uma prova presencial no Sest/Senat, em que o candidato deverá alcançar a nota mínima de seis pontos”, explica.

Um dos primeiros candidatos a se inscrever no curso de inglês, o taxista de Brasília Roberto Max de Almeida Júnior afirma que o projeto é uma iniciativa que abrirá portas para a categoria no país. “O curso está tendo grande aceitação pelos colegas, principalmente por ser autoexplicativo. Depois de concluir o curso, pretendo me aprimorar e fazer outros”, diz.

O curso de gestão de negócios oferece 15 edições mensais de um jornal especializado com informações direcionadas ao setor, como cuidados com o veículo, condução econômica, pontos turísticos e informações locais. O profissional receberá a publicação no endereço indicado. Na última página de cada edição do jornal, o taxista terá acesso a um selo, que deverá ser trocado no Sest/Senat por um adesivo com a identificação do Taxista Nota 10, para ser fixado no para-brisa do táxi, como indicação de preparo profissional.

Os cursos de línguas estrangeiras têm duração de 120 horas e vocabulário personalizado, adaptado à linguagem e ao dia a dia do taxista, além de material didático. As inscrições nos cursos poderão ser feitas gratuitamente nas unidades do Sest, Senat e Sebrae em todo o Brasil. Também poderão ser feitas por meio das centrais de atendimento do Sebrae (0800 570 0800) e do Sistema CNT (0800 728 2891). Para receber o Jornal Taxista Nota 10 gratuitamente, os profissionais devem entrar em contato com as centrais de atendimento da CNT ou do Sebrae e se cadastrar no projeto para receber a publicação em casa.

Esporte

  • Comentários  

    29/05/2017