Brasileiras conquistam Ouro e Prata no judô em Paris

Bolsistas conquistam ouro e prata no Grande Aberto de Paris de Judô

A delegação brasileira de judô subiu três vezes ao pódio no Grande Aberto de Paris, disputado na França no último final de semana. A judoca Mayra Aguiar (categoria até 78 kg), que recebe o patrocínio financeiro do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, conquistou o ouro no combate deste domingo (05/02/2012).

A judoca aplicou um yuko sobre a americana Kayla Harrison e garantiu a medalha inédita para o judô brasileiro. O primeiro pódio nacional na competição foi conquistado no sábado (04.02) pela também bolsista Sarah Menezes, que garantiu a prata na categoria até 48 kg.

A terceira medalha nacional foi assegurada pelo judoca Rafael Silva (+100 kg) que garantiu a prata. O ouro ficou com o pentacampeão mundial Teddy Riner, da França. Sarah Menezes, Mayra Aguiar e Rafael Silva conquistaram o segundo pódio consecutivo em 2012. Os três atletas foram medalhistas no World Masters, evento que reuniu os 16 judocas mais bem colocados no ranking mundial em janeiro.

O evento é um dos mais importantes do Circuito Mundial e o último grande aberto antes dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. No total, 584 judocas de 94 países participaram do evento. O Brasil ficou na quinta colocação no quadro geral de medalhas, atrás de Japão, França, Mongólia e Uzbequistão.

Com os resultados, Mayra Aguiar garantiu mais 300 pontos no ranking olímpico e mundial. Com as medalhas de prata, Rafael Silva e Sarah somaram mais 180 pontos. Pelos critérios da Federação Internacional de Judô, estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 os 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria.

Esporte

  • Comentários  

    27/05/2017