Brasileira está entre melhores do mundo no tênis de mesa

Caroline Kumahara entre as 200 melhores do mundo no tênis de mesa

O Brasil voltou a ter uma atleta entre as 200 melhores do mundo no tênis de mesa. A Federação Internacional da modalidade (ITTF, na sigla em inglês), divulgou o ranking atualizado para o mês de outubro e Caroline Kumahara ocupa a posição de número 189 entre as melhores mesatenistas do mundo. A colocação é a melhor da carreira da atleta, que recentemente representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres e é uma das beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Em março deste ano, Caroline ocupava a 400ª posição do ranking mundial. Para alcançar o feito e manter a forma de atleta olímpica, a mesatenista dedica-se a uma rotina diária de treinos técnicos de seis horas e mais duas horas de preparação física, incluindo os fins de semana.

“É bom ver que todo o esforço que tenho feito está dando resultado. Fico feliz, mas subir no ranking não é a minha meta. Tento conquistar bons resultados e não fico muito ligada nisso, pois pode atrapalhar. Se conseguir me sair bem nas competições vou subir naturalmente, é uma consequência”, ressaltou a atleta, que atualmente está em fase de treinos para disputar os Jogos Abertos do Interior, que serão realizados na cidade de Bauru, em São Paulo, entre os dias 17 e 23 de novembro.

Aos 17 anos Caroline ganhou destaque internacional ao representar o Brasil em sua primeira Olimpíada, esse ano, em Londres. Além da participação olímpica, a atleta também é dona dos títulos da Copa ITTF Latino-Americana, realizada em San José, na Costa Rica e o posto de nº 1 do país, deixando para trás Lígia Silva, que reinou absoluta durante dez anos.

Entre as brasileiras, Caroline só foi acompanhada em sua ascensão no ranking por Jéssica Yamada, que subiu três posições e agora ocupa a 277ª colocação. As outras representantes do time verde e amarelo pioraram suas colocações: Lígia Silva caiu de 238ª para 244ª e Gui Lin – atleta chinesa naturalizada brasileira –, que era a 264ª do ranking passou para a posição de 272.

O ranking mundial do tênis de mesa é liderado por três chinesas

  • a medalhista de prata em Londres Ning Ding aparece na primeira colocação.
  • Shiwen Liu está em segundo lugar.
  • Li Xiaoxia é a atual campeã olímpica.

Ranking masculino

Entre os brasileiros, o destaque do ranking mundial masculino foi Thiago Monteiro. O atleta ficou mais próximo de voltar a figurar entre os 100 melhores do mundo ao subir dez posições na atualização de outubro, passando da 124ª para a 114ª colocação.

Em 2008, o atleta chegou a figurar na 59ª colocação, a melhor que já alcançou no ranking mundial em sua carreira.

  • Comentários  

    22/10/2017