Brasil definirá slogan de Copa só em 2012

“Bem-vindos à terra de todas as nações”. A inscrição estava presente no pórtico de entrada para a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, onde aconteceu o Sorteio Preliminar da Copa do Mundo de 2014, no último sábado.

A frase, porém, não será o slogan do Mundial que será realizado em 2014 no país. A definição sairá apenas em janeiro ou fevereiro de 2012, segundo informou a Fifa a seus parceiros comerciais.

A informação foi obtida  de duas fontes diferentes que participaram, no sábado pela manhã, de uma reunião entre todos os patrocinadores do Mundial e, também, com representantes das emissoras oficiais de transmissão. Entre os assuntos abordados estava a definição do slogan para o Mundial em solo brasileiro.

A inscrição usada no sorteio foi uma espécie de teste. Desde o início do ano que a Fifa tem realizado estudos para ver qual pode vir a ser o slogan da competição. Em 2006, o Mundial na Alemanha foi denominado de “Tempo para fazer amigos”, enquanto na África do Sul, em 2010, o tema da Copa era “Diga não ao racismo”.

Nos dois casos, o slogan foi usado para principalmente mudar a percepção do estrangeiro em relação ao país-sede. Historicamente marcada pelo Holocausto, a Alemanha tentava mostrar-se como uma nação aberta a todos os outros povos, sem preconceitos. Da mesma forma, o histórico do Apartheid sul-africano foi suplantado com a Copa sem racismo em 2010.

No Brasil, a tendência é que o slogan tente traduzir o momento sócio-econômico vivido pelo país, como foi a tônica do discurso da presidente Dilma Roussef durante o sorteio.

Fonte: Maquina do Esporte

  • Comentários  

    25/04/2017