Atleta com 10% de visão bate record mundial no tiro com arco

Sul-coreano com 10% de visão bate record mundial e conquista medalha de ouro

O sul-coreano Im Dong Hyun, de 30 anos, considerado legalmente cego, conseguiu o primeiro recorde mundial do tiro com arco dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e conquista a medalha de ouro com uma pontuação de 699 em 72 setas, na prova individual masculina.

Tiro com arco e flechaIm Dong Hyun estabeleceu esta sexta-feira o primeiro recorde do mundo dos Jogos Olímpicos Londres 2012, ao fazer 699 pontos com 72 setas, na prova individual masculina de tiro com arco.

Im integrou ainda a equipa que bateu o recorde do mundo na prova por equipas, na qual os sul-coreanos somaram 2.087 pontos, com 216 setas.

O atleta sul-coreano, de 26 anos, é considerado cego do ponto de vista legal, já que possui apenas 10% de visão do olho esquerdo e 20% do direito e só consegue ver as cores do alvo, que fica a 70 metros de distância.

Como são os jogos de tiro ao alvo com arco e flecha

Nos Jogos Olímpicos jogam-se quatro eventos de tiro com arco, todos realizados ao ar livre, utilizando um arco recurvo na distância de setenta metros. A prova é disputada individualmente e por equipes, por ambos os sexos.

Na rodada qualificatória, 64 arqueiros disparam 72 flechas (6 séries de 6 flechas em duas rodadas) sobre um alvo com 1,22 metro de diâmetro. A pontuação obtida é usada para formar as chaves da fase eliminatória (o 1º contra o 64º; o 2º contra o 63º e assim por diante). Na fase eliminatória e feito o “combate olímpico”, disputa entre dois arqueiros a 70m na qual são disparadas 4 rodadas de 3 flechas, o arqueiro com a pontuação maior avança para a fase seguinte.

A Coreia do Sul é o país com maior tradição olímpica do Tiro com Arco.

  • Comentários  

    27/06/2017