Ponto de Cultura lança livro #PoucasPalavras

Com apoio da Prefeitura de Hortolândia o lançamento do livro acontecerá durante Sarau do Dendê

O Ponto de Cultura Caminhos realiza, nesta sexta-feira (13/01/12), a partir das 15h, um evento repleto de literatura marginal. O lançamento do livro #PoucasPalavras, de autoria do rapper, poeta e geógrafo Renan do Inquérito, marcará a iniciativa de introduzir o Hip Hop no terreiro. O livro será lançado durante o Sarau do Dendê, que contará com apresentações de diversos artistas da região. Antes do Sarau, as crianças atendidas pelo Ponto de Cultura, participarão de uma oficina de literatura marginal.

O cenário da periferia constantemente é relatado por diversos grupos de rap que compõe a cultura Hip Hop. Para muitos fãs do estilo, as letras são ouvidas e repetidas como uma oração. É dessa forma que o livro #Poucaspalvras naturaliza essa relação entre o Hip Hop e a literatura.

Com pequenas frases e trechos de músicas que endossa a voz daqueles que compartilham a necessidade de ascensão da periferia, a obra, com 156 páginas, remete à leitura conduzida pelas redes sociais. “Até a capa do livro faz alusão à hastag do twitter. É uma forma de oferecer aos leitores uma leitura de formação adaptada às novas redes sociais”, destaca o escritor.

Segundo a responsável pelo Ponto de Cultura Caminhos, Mãe Leonora, a proposta é envolver as crianças em um estudo poético e literário por meio da Literatura Marginal. “O livro, como a maioria das composições de Rap, além de ter uma forma poética, abre precedentes para discussões sobre a inclusão social. É muito importante que as crianças comecem desde cedo a fazer uma reflexão crítica sobre os fatos”, afirma.

O Ponto de Cultura atende 40 crianças com oficinas de dança, percussão, bordado e costura.

 Hortolândia

  • Comentários  

    17/08/2017