Disney compra império de George Lucas, criador da saga “Star Wars”

Multinacional Disney adquiriu a Lucasfilm, a fábrica de sonhos de um dos grandes realizadores da história do cinema, George Lucas, e já anunciou nova trilogia da saga “Star Wars”.

Disney compra império de George Lucas, criador da saga “Star Wars” por quatro mil milhões de dólares (3125 milhões de euros).

A transação incluiu, além da saga, o resto das franquias e todos os negócios dos estúdios fundados por George Lucas em 1971. Mas o realizador norte-americano conseguiu ficar com todos os direitos milionários de merchandising dos produtos derivados dos filmes.

A notícia surpreendeu a indústria cinematográfica e os milhões de fãs incondicionais da “Guerra das Estrelas”. A Disney anunciou já o lançamento de pelo menos três novos episódios do incansável combate entre os cavaleiros Jedi e o Lado Negro. O primeiro chegará aos cinemas em 2015. Bog Iger, responsável pela empresa, assegurou que ficarão, assim, completados os nove episódios idealizados por George Lucas. As estreias ocorrerão a cada dois ou três anos.

A compra da Lucasfilm faz parte da política de Bob Iger para gerar um crescimento sustentado da empresa a longo prazo, estratégia que fundamentou também, anteriormente, a aquisição pela Disney dos estúdios Pixar e Marvel.

A compra da Lucasfilm, ontem tornada pública, transforma a produtora Kathleen Kennedy, amiga de George Lucas, em presidente da empresa, ficando George Lucas como conselheiro criativo.

    

George Lucas já manifestou a sua intenção de dedicar-se a partir de agora “à filantropia e ao cinema experimental”. “Durante os últimos 35 anos, um dos meus maiores prazeres foi ver como a ‘Star Wars’ passava de geração em geração”, acrescentou o realizador, que abandonou a realização de novos episódios da saga sustentando ter chegado o momento de entregar esta tarefa a outros realizadores.

Expresso

  • Comentários  

    30/04/2017