Hidrelétrica de Santo Antônio é autorizada pelo Ibama

A Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, recebeu a licença ambiental de operação do Ibama e está autorizada a iniciar a geração de energia, após o enchimento do reservatório.

O Ibama emitiu hoje a licença de operação para a Hidrelétrica de Santo Antônio, que permite o Consórcio Santo Antônio Energia iniciar o processo de geração de energia elétrica. Junto com a licença, também foi expedida autorização de resgate de fauna.

A usina em implantação no rio Madeira, em Rondônia, terá capacidade instalada de 3.150 MW e o reservatório abrangerá área de 546 Km². Será operada pela empresa Santo Antônio Energia, da qual a Cemig e Furnas, do grupo Eletrobras, que têm participação, além de outras companhias.

Após estudos técnicos, o Ibama optou pelo enchimento do reservatório em três etapas a fim de assegurar a qualidade da água em níveis adequados para uso múltiplo e manutenção da fauna. A operação está prevista para começar amanhã, quatro meses antes do previsto no cronograma do Programa Básico Ambiental.

A última fase do enchimento deverá se encerrar quando o nível da água atingir a cota de 70,5 metros, no final de novembro, quando a operação da usina poderá iniciar a produção de energia.

Conheça um pouco da Usina

Usina Hidrelétrica Santo AntonioUsina Hidrelétrica Santo Antônio, é uma usina hidrelétrica em construção no Rio Madeira, na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, com previsão para estar concluída em 2015 e que faz parte do Complexo do Rio Madeira. Terá 44 turbinas Kaplan de bulbo para geração de energia elétrica com potência de 73,5 megawatts (MW) cada, totalizando 3.150 MW. Será a segunda maior hidrelétrica de turbinas bulbo do mundo.

Características
  • A Usina Hidrelétrica Santo Antônio será a sexta maior do Brasil em potência instalada, e a terceira em energia assegurada;
  • A energia elétrica a ser produzida anualmente pela hidrelétrica equivale a 4,3% do total gerado no Brasil em 2007.
  • Sua geração de energia será suficiente para suprir a necessidade de 44 milhões de brasileiros, o que equivale a quatro vezes a população da cidade de São Paulo;
  • As 44 turbinas bulbo da usina hidrelétrica são consideradas as maiores do mundo com essa tecnologia;
  • A quantidade de ferro que está sendo usado na construção da usina (138 mil toneladas) daria para construir 18 torres Eiffel;
  • A construção de Santo Antônio irá consumir cimento suficiente para erguer 37 estádios do Maracanã.

rio Madeira é um rio da bacia do rio Amazonas, que banha os estados de Rondônia e do Amazonas. Com extensão total aproximada de 3.315 km.

  • Comentários  

    25/04/2017