Como fazer documentos pessoais: RG e CPF

Como fazer RG

Para tirar o RG (Registro Geral), também conhecido como carteira de identidade procure uma Delegacia de Polícia credenciada ou um Serviço de Atendimentos ao Público de seu Estado, em Hortolândia procure o POUPATEMPO mais próximo:
Av. Francisco Glicério, 935 – Campinas – SP (próximo ao Correio).
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas e sábado, das 7 às 13 horas.
Disque Poupatempo: 0800 772 36 33

Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago – Campinas – SP ( CAMPINAS SHOPPING )
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9 às 19 horas e sábado, das 8 às 14 horas.
Disque Poupatempo: 0800 772 36 33

O que é preciso para tirar RG

  • Certidão de nascimento (original e cópia ou cópia autenticada)
  • Certidão de casamento (se casado)
  • Duas fotos 3×4

Observação: Quem quiser que os números do CIC e do PIS constem da identidade deve apresentar os documentos originais no momento da solicitação do RG

Prazo de emissão

De um dia a um mês

Como tirar a segunda via do RG

Compareça a um dos postos de emissão com os mesmos documentos exigidos para fazer a  primeira via

Quanto custa para tirar RG

A emissão da primeira via da carteira de identidade (Registro Geral/ RG) será gratuita em todo o território nacional, para todos os brasileiros.

A emissão da segunda via do RG, porém, pode ser cobrada e a taxa, determinada pela legislação de cada estado.

Como fazer CPF

Para tirar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), você deve ir a uma das agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou dos Correios. Será cobrada uma taxa e o documento será emitido em até 40 dias. É necessário levar os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (RG)
  •  Título de eleitor (quem tem menos de 18 anos e mais de 70 anos não precisa apresentar o título)

Como tirar a segunda via do CPF?

Para tirar a segunda via do CPF, você deve comparecer aos postos de emissão do documento munido dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (RG)
  • Título de eleitor
  • Comprovante de endereço.

Observações: Para um representante dar entrada no documento, é necessário apresentar uma procuração original. Não é cobrada nenhuma taxa.

Como arrumar dados errados no CPF?

Para atualizar dados cadastrais ou arrumar os dados incorretos no CPF basta procurar a agência dos correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ou o órgão estadual de atendimento ao cidadão. Para checar se os dados do CPF estão corretos, entre no site da Receita Federal e faça a consulta da situação cadastral do CPF. Não é possível alterar os dados do CPF pela internet, apenas fazer a consulta.

Como trocar o nome do CPF de casada para solteira (e vice-versa)?

Para atualizar dados como o sobrenome no CPF, basta procurar a Agência dos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ou o órgão estadual de atendimento ao cidadão. O procedimento é o mesmo para tirar o documento.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode ser solicitado em uma das agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou dos Correios. Será cobrada uma taxa e o documento será emitido em até 40 dias.

Poderão tirar CPF:

  •  brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior
  •  pessoas em qualquer idade, já que não há limite para solicitar o documento (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos no cadastro)

Cada pessoa poderá se inscrever apenas uma vez. Para manter o cadastro atualizado, é necessário fazer a declaração do imposto de renda todos os anos ou registar a condição de isento.

Como tirar CPF de graça pela internet

O contribuinte já pode emitir gratuitamente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para quem tem Título de Eleitor e até 25 anos de idade.

Para solicitar o CPF, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e fornecer o nome completo, a data de nascimento, o número do título de eleitor, o nome da mãe, a sua naturalidade, endereço e telefone fixo e celular na página. Com os dados, o sistema criará automaticamente o número do Cadastro.

Após o preenchimento dos dados o contribuinte precisará imprimir o comprovante de inscrição e anotar o número depois que os dados forem validados. Caso perca essas informações, o número só poderá ser recuperado em uma agência da Receita. Não será possível se inscrever novamente pela internet porque o sistema não permite.

  • Comentários  

    17/08/2017