Entrevista com o co-fundador do Wikipedia, Jimmy Wales

O empresário americano Jimmy Wales, co-fundador da Wikipédia, fala sobre o crescimento do interesse pelo conteúdo colaborativo na internet, assuntos polêmicos que dividem editores e os projetos para o futuro da enciclopédia livre.

Sobre Jimmy Wales:

Jimmy Wales Fundraiser AppealJimmy Donal Wales (Huntsville, 7 de agosto de 1966) é um empresário americano de Internet, mais conhecido pelo público como co-fundador, em 2001, do projeto livre Wikipédia. Atualmente, ele é membro do conselho de administradores da Fundação Wikimedia e é um dos fundadores da Wikia, uma propriedade privada de serviço livre de hospedagem de sites criado em 2004.

Juntamente com Larry Sanger, Wales ajudou a popularizar a tendência do desenvolvimento da web que visa facilitar a criatividade, a educação e o conhecimento humano de acesso livre, por meio da colaboração compartilhada entre usuários. Com o produto de seu trabalho com a Wikipédia, que se tornou a maior enciclopédia do mundo, a revista Time listou Wales como uma das pessoas mais influentes do mundo em 2006.

Em 2009, Wales ficou em terceiro lugar na lista Agenda Setters 2009, onde o site Silicon.com seleciona os 50 indivíduos mais influentes do mundo tecnológico. Neste mesmo ano recebeu uma premiação da Fundação Nokia por suas contribuições para a evolução da World Wide Web como uma plataforma participativa e verdadeiramente democrática.

Para ler mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jimmy_Wales

  • Comentários  

    20/08/2017