Academia de Empreendedorismo inaugurada no Brasil

Instalada em São Paulo, já nasce apoiando 12 startups de TIC, eleitas no concurso 

Com investimento de 2 milhões de reais, a Telefônica Vivo inaugurou em São Paulo um espaço para acelerar startups de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Brasil. Trata-se da Academia Wayra, um dos seis hubs da Wayra, entidade que apoia jovens empreendedores com a participação da operadora de telefonia espanhola, com presença em dez países.

Wayra

A nova academia, instalada numa área de 1,2 mil metros quadrados em um prédio na avenida Nações Unidas, no Brooklin, capital paulista, foi considerada pelo diretor da Wayra global, Gonzalo Marti-Villa, um dos maiores espaços da entidade preparado para atrair e estimular a inovação. O local nasce para abrigar 11 empreendedores vencedores entre 518 projetos apresentados no concurso Wayra, realizado no Brasil no ano passado.

Entre esses projetos estão soluções consideradas inovadoras pela Wayra para redes sociais, e-commerce, geolocalização, gerenciamento de filas em restaurantes, aulas com professores online e portal de design para atender a pequenas empresas que não podem contratar agências de publicidade convencional.

Vivo TelefônicaAlém de usufruir da infraestrutura da academia por um prazo de um ano para empreender o seu negócio, cada um desses empresários recebeu aporte de 50 mil dólares da Wayra, financiada pelo grupo Telefônica. A entidade torna-se sócia das startups com participação minoritária de 10%.

No período em que permanecerem na academia, os jovens empresários receberão também consultoria de negócios. Para ajudá-los nessa área, a Telefônica fechou parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Os empreendedores serão apoiados pela empresas júnior da FGV.

Gostaríamos muito que os jovens talentos do Brasil não fossem para o Vale do Silício, e que ficassem aqui.
Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo.

Com a iniciativa da Wayra, ele conta que há espaço para inovação no País e espera que muitos dos novos projetos tornem-se soluções comerciais para atender aos clientes da operadora de telecomunicações.

Wayra no mundo

Além do Brasil, a Wayra está presente em outros países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México, Perú e Venezuela) e Europa (Espanha, Alemanha, Irlanda e Reino Unido). Em 2013, a entidade entrará na República Tcheca e Eslováquia.

Ao todo, a Wayra já recebeu 12,5 mil projetos inovadores em TIC, entre estes, 140 estão em fase de aceleração. Entre eles, 65% já se tornaram soluções comerciais.

Queremos levar inovação aos nossos clientes e transformar esses projetos em solução comercial.
Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo.

  • Comentários  

    29/04/2017