Incêndios florestais no pantanal Mato Grosso

Brigadistas do Ibama combatem incêndios florestais no pantanal sul-mato-grossense

As brigadas do Ibama/Prevfogo e o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul estão combatendo as principais frentes de incêndio florestais que atingem a região do pantanal sul-mato-grossense. Atualmente, Corumbá é o município recordista em focos de calor no Brasil, com 1698 focos registrados até 09 de agosto.

As brigadas estão trabalhando a cerca de 20 dias. Entretanto, devido ao aumento no número de focos foi necessário o reforço de mais combatentes, oriundos de municípios próximos, como Aquidauana. No momento, 36 brigadistas do Ibama/Prevfogo realizam as tarefas de controle e extinção das frentes de fogo.

Incêndios florestaisOs incêndios na região do Pantanal estão entre os mais difíceis de serem extintos, devido à presença de frentes subterrâneas e à dificuldade de deslocamento em terreno alagado. Para auxiliar os combatentes, um helicóptero do Ibama deve chegar no local nas próximas 48 horas. Além de lançar água nas frentes mais intensas e transportar brigadistas, o helicóptero também deve auxiliar no reconhecimento da área, definindo as estratégias de combate e a necessidade de reforços.

Amanhã será realizada uma reunião entre o superintendente do Ibama no Mato Grosso do Sul, o coordenador estadual do Prevfogo, Corpo de Bombeiros Militar, representantes do Governo Estadual e das Prefeituras dos Municípios atingidos, além do Sindicato dos Produtores Rurais para se avaliar a gravidade da situação e definir novas ações conjuntas para conter a série de incêndios florestais.

  • Comentários  

    17/12/2017