Incêndios florestais em Terras Indígenas

Prevfogo combate incêndios florestais em Terras Indígenas do MT

Equipes do Prevfogo da brigada sediada em Confresa/MT iniciaram dia 02/08/2012 ajuda no combate ao incêndio florestal na Terra Indígena Urubu Branco, em Mato Grosso, onde posseiros e invasores provocaram um grande incêndio florestal. Entretanto, a situação mais crítica é na Terra Indígena Maraiwatsede (Água Boa/MT). Lá, o incêndio já atinge 16 mil hectares.

Diante da possibilidade de serem retirados da área por decisão judicial, os invasores provocaram um grande incêndio florestal que atingiu uma aldeia Xavante, ameaçando até mesmo as casas da comunidade indígena. O incêndio está sendo combatido pelas brigadas do Ibama/Prevfogo sediadas em São Felix do Araguaia e Luciara. Amanhã, a equipe emergencial de Pronto Emprego, sediada em Brasília e especializada em incêndios em ambientes de savana e cerrado, chega à região para reforçar o combate.

A região do Araguaia, no Estado do Mato Grosso, é uma das mais críticas em relação à ocorrência incêndios florestais. É comum a ocorrência de grandes incêndios, que provocam danos severos na vegetação e na fauna nativa. As comunidades indígenas que habitam a região estão entre as mais prejudicadas por estes sinistros, muitas vezes causados pelos fazendeiros que utilizam o fogo para o rebrote das pastagens.

As brigadas do Ibama/Prevfogo são implantadas nos municípios críticos em relação à ocorrência de incêndios florestais. Sua atuação é direcionada à proteção das áreas sob responsabilidade do Governo Federal, como Terras Indígenas, Florestas Públicas e Unidades de Conservação (em apoio ao ICMBio). As brigadas pronto emprego são acionadas como reforço em grandes operações de combate, possuem ampla experiência e recebem capacitação diferenciada.

Ibama

  • Comentários  

    22/08/2017