Como o Ibama combateu o desmatamento da Caatinga na Paraíba

O Ibama realizou a Operação Dalbergia, para combater o desmatamento e outros crimes ambientais nas regiões do litoral e brejo paraibanos. Foram aplicadas durante a operação R$ 1,282 milhão em multas, e o embargo de atividades em 490 hectares de áreas de Mata Atlântica e de Caatinga destruídas ilegalmente. As equipes do Ibama lavraram ao todo 57 autos de infração durante a operação.

Os agentes ambientais federais que participaram da operação Dalbergia apreenderam 390 metros estéreos de lenha de origem nativa sem documentação de origem. Também houve flagrantes de crimes contra a fauna, com a apreensão de 300 animais da fauna silvestre mantidos irregularmente em cativeiro, quase a totalidade deles aves, nas localidades fiscalizadas.

Para o chefe da fiscalização do Ibama na Paraíba, Rodrigo Escarião, o grande número de autuações em apenas duas semanas de operação mostram uma situação preocupante. “Tanto na proteção dos nossos biomas, com o combate ao desmatamento ilegal, quanto na questão do tráfico de animais, há mais operações planejadas no decorrer do ano, e continuaremos a agir com firmeza para combater os crimes ambientais na Paraíba”, adverte Escarião.

Ibama

  • Comentários  

    17/12/2017