Operação Malha Verde combate desmatamento ilegal

Pelo motivo do grande aumento no desmatamento ilegal, o Ibama deu início hoje, em todo país, à operação Malha Verde, que tem o objetivo de coibir irregularidades na emissão e recebimento de produtos florestais no sistema de controle DOF – Documento de Origem Florestal.

Os alvos da operação Malha Verde foram determinados com base em análises do desmatamento no banco de dados do sistema e na aplicação de alguns critérios de malha pré-definidos pela Coordenação Geral de Fiscalização – CGFIS. Os resultados apontaram a ocorrência de transportes inviáveis ou até mesmo impossíveis, os quais serão objeto de autuação nos próximos dias.

As irregularidades encontradas no fluxo de produtos e subprodutos florestais permitem que madeiras retiradas ilegalmente das florestas, em especial da Amazônia, sejam regularizadas através da transação ilegal de créditos no DOF.

Tal modalidade de operação, com uso de inteligência e investigação prévia, tem se tornado pré-requisito para a execução de operações ostensivas do órgão ambiental federal, garantindo maior eficiência e acuraria no combate ao desmatamento ilegal.

A operação Malha Verde deve ocorrer em todas as unidades da federação.

Ibama

  • Comentários  

    29/06/2017