Ninhos de Tartaruga-Marinha são danificados

Agentes ambientais federais do Ibama, acionados pela Polícia Militar Ambiental, apreenderam, no último domingo (13), uma caminhonete danificando ninhos de tartaruga-marinha na praia de Intermares, no município de Cabedelo, na Paraíba. O condutor da caminhonete foi autuado por danificar ninhos de tartaruga-marinha, espécie ameaçada de extinção, com multa de R$ 5 mil.

A caminhonete trafegava em área de preservação permanente, sobre dunas móveis, que são locais de postura de ovos das tartarugas. O veículo atolou próximo de ninhos de tartarugas-marinhas que estavam demarcados pela Associação Guajiru, que atua na defesa dos animais em parceria com o Projeto Tamar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A vistoria realizada no local pelos servidores do Ibama constatou que houve danos aos ninhos, motivando a autuação e a apreensão do veículo, da marca Nissan, o qual se encontra retido no pátio da Superintendência do Ibama, em João Pessoa.

O trânsito de veículos em dunas móveis é proibido pelo decreto 5300/2004. O Ibama adverte aos motoristas que, constatada esta conduta, será realizada a apreensão do veículo e multado o condutor, que também sofrerá processo por crime ambiental na Justiça.

Ibama

  • Comentários  

    21/07/2017