Ibama apreendeu escorpiões e aranhas da Alemanha

O Ibama apreendeu nesta quinta-feira (19/04/2012) oito escorpiões imperador (Pandinus Imperator), dois machos e seis fêmeas – desta que é uma das maiores espécies de escorpiões no mundo, chegando a 23 centímetros – e três aranhas, oriundos da Alemanha, na cidade de Passo Fundo (cerca de 227 quilômetros distante da capital).

Os escorpiões foram descobertos ao passar pelo aparelho raio x de uma agência dos Correios daquela cidade. O responsável pelo recebimento do pacote foi autuado por introduzir espécies exóticas sem autorização do órgão ambiental (a irregularidade também pode ser classificada como caso de biopirataria).O valor da multa é de R$ 4.200,00.

Os escorpiões e as aranhas foram postados na Alemanha dia 26 de março e durante o trajeto três dos 11 morreram, provavelmente pelo estresse da viagem. Na caixa, onde eles foram acondicionados em embalagens individuais de plásticos e cobertos por guardanapos umedecidos, havia uma indicação escrita de que se tratava de “toys” (brinquedos, em inglês). Os escorpiões foram trazidos nesta sexta-feira (20/04) para a superintendência do Ibama em Porto Alegre. De acordo com o chefe do núcleo de fauna do Ibama, Paulo Wagner as aranhas são do tipo caranguejeira e já se encontram espalhadas por vários países. Ele avalia que este tipo de comércio ilegal tem como finalidade usar os animais como pet, ou animais de estimação já que os escorpiões imperador, originários do oeste da África, apesar da aparência e do tamanho possuem baixo potencial de toxicidade.

  • Comentários  

    22/08/2017