Ibama Apreende Madeiras no Norte de Goiás

 Foi concluída no último sábado (27/08) a Operação Essência II estabelecida com o objetivo de fiscalizar e coibir o transporte irregular de madeiras oriundas da floresta amazônica e o tráfico de animais silvestres na rota norte e sul pela BR-153, na jurisdição do Estado de Goiás, cumprindo o aprovado no planejamento anual- PNAPA 2011. Na ação, que aconteceu entre 18 e 27 de agosto, foram apreendidos 397,8167 m³ de madeiras serradas e aplicados R$ 134.563,11 mil em multas.

A equipe composta por fiscais do Ibama-GO, peritos do Serviço Florestal Brasileiro (identificadores de madeiras) e servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos-Semarh, montou a base da operação no Posto da Polícia Rodoviária Federal-PRF, na BR 153, em Porangatu, com a instalação de barreiras fixas, móveis, diurnas e noturnas,  em cumprimento ao planejado.

Os fiscais de posse de informações sobre o transporte de madeiras irregulares da Amazônia para outras regiões do país apreenderam 14 caminhões por procedimentos ilegais com o intuito de fraudar os sistemas de controle dos produtos de origem florestal, utilizando-se de licenças inválidas, em que as essências conduzidas nem sempre eram as citadas nas guias de transporte; ainda com carga acima da volumetria declarada, com as notas fiscais não correspondendo a quantidade transportada.

Os bens apreendidos foram depositados na Secretaria de Habitação e Obras da Prefeitura Municipal de Porangatu, que ficará como fiel depositária até sua liberação para doação pelo Ibama. Quanto aos caminhões/carretas apreendidos, seus proprietários ficaram com a guarda até decisão final.

No decorrer dos trabalhos na região foram vistoriados 485 veículos carregados com madeiras; lavrados 17 Autos da Infração; 16 Termos de Apreensão; 27 Termos de Depósito; e dois Termos de Apreensão e Depósito e apreendida uma arma de fogo.

Ibama

  • Comentários  

    29/05/2017