Brasil regressa ao «Top 10» das vendas de vinho do Porto

Vinho do Porto aumenta vendas no Brasil em cerca de 30%. O Volume de negócios alcançou os 2,4 milhões de euros com este país lusófono.

O mercado brasileiro voltou ao “Top 10” da lista de países consumidores de vinho do Porto, ocupando o décimo lugar da tabela, actualmente liderada pela França.

De acordo com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), as vendas para o Brasil, no primeiro semestre de 2011, alcançaram 2,4 milhões de euros, tendo o volume de negócios crescido 31,2% em relação ao mesmo período de 2010.

Estes valores vêm reforçar a procura de produtos nacionais no Brasil, que volta a fazer parte do top 10 de países consumidores de vinho do Porto, assumindo, no final de Junho, uma quota de 1,8% do total de vendas.

Fixado, no primeiro semestre do ano, em 132,4 milhões de euros, o valor global de negócios reflecte uma queda de 9,4% face a período homólogo de 2010.

A França reforça o seu lugar no topo da tabela, sendo o maior mercado para o vinho do Porto, cujo volume de negócios atingiu os 36,5 milhões de euros até Junho.

Segue-se a Holanda, que acumulou 16,7 milhões de euros e Portugal, que consumiu 15,1 milhões de euros, sofrendo uma queda de 17,9% quando equiparado com os valores homólogos.

Os maiores crescimentos na compra de vinho do Porto registaram-se na Polónia e na Finlândia, tendo as vendas subido cerca de 58% e 43%, respectivamente.

Brasil e Espanha também assinalaram aumentos da procura por este produto tradicional português, correspondentes a 31,2% e 8,1%.

JornalDigital

  • Comentários  

    28/07/2017